Você pode se surpreender com o que vai descobrir ao acessar o simulador de previdência.
Temas Relacionados:
Muitas pessoas não fazem ideia de que já podem visualizar quando se aposentar, com qual valor e ainda entender qual opção é mais vantajosa.
Planejar a aposentadoria é um passo essencial para garantir um futuro tranquilo e seguro. Com as mudanças recentes nas leis de previdência, entender suas opções de aposentadoria se tornou ainda mais importante.
Você pode fazer parte do grupo que tem direitos especiais na transição e se for o caso, precisa analisar seus direitos o quanto antes, pois os parâmetros vão mudar a cada ano.
O que é o Simulador de Previdência do Meu INSS
O simulador de previdência do Meu INSS é uma ferramenta digital que permite aos contribuintes do INSS calcular estimativas sobre o valor da aposentadoria e a data prevista para se aposentar.
Mesmo que você não seja contribuinte do INSS, saiba que existem algumas situações especiais que dão direito a benefícios a pessoas que cumpram os requisitos legais.
O acesso é muito fácil e rápido, os resultados são específicos ao seu caso, conforme os seus dados. E o melhor, o simulador de previdência já considera todas as regras vigentes para que você não tenha que quebrar a cabeça para saber se tem ou não direito.
Como Acessar o Simulador
Para acessar o simulador de previdência do Meu INSS você vai usar seu CPF e senha do GovBr.
- Acesse o site do Meu INSS em https://meu.inss.gov.br/
- Clique em Entrar com gov.br
- Informe CPF e senha (se tiver ativado faça a validação em duas etapas)
- Na barra de pesquisa, procure por “Simular Aposentadoria” ou “Simulação”.
- Clique na opção de Simulação que aparecer.
- Você também pode baixar o aplicativo Meu INSS, logar, e procurar a opção “Simular Aposentadoria” no menu lateral (parte superior esquerda)
Utilizando o Simulador
Uma vez dentro do simulador de previdência, o sistema já vai apresentar vários cenários que ele calcula com base nos seus dados que já estão na base do INSS. Dependendo da sua idade e/ou tempo de contribuição podem aparecer opções com as Regras Anteriores e Regras de Transição.
Para todas as opções apresentadas no simulador de previdência, você pode expandir para ver os detalhes, clicando na seta ao final da linha. Nos detalhes você vai encontrar as regras de cada caso, e o quanto você já cumpriu e falta cumprir de cada regra.
Você pode clicar no ícone de lápis ao lado dos seus dados e corrigir ou incluir dados faltantes, para ajustar sua simulação de acordo com sua idade, sexo, e todas as empresas que trabalhou e contribuiu para o INSS.
Ao final da simulação há um botão para pedir aposentadoria. Você pode clicar nele e seguir os passos para submeter ao INSS a análise do seu pedido.
Complementando sua aposentadoria com Previdência Privada
A previdência privada é uma modalidade de investimento voltada para a formação de uma reserva financeira a ser utilizada na aposentadoria.
Diferente da aposentadoria pelo INSS, que é obrigatória e gerida pelo governo, a previdência privada é opcional e administrada por instituições financeiras privadas. O objetivo principal é complementar a renda oferecida pelo INSS, proporcionando um padrão de vida mais confortável na aposentadoria.
Por que investir em Previdência Privada
A importância de investir em previdência privada reside na segurança financeira que ela proporciona na aposentadoria.
Com a crescente expectativa de vida e a possibilidade de mudanças nas regras da previdência social, depender exclusivamente do INSS pode não ser suficiente para manter o padrão de vida desejado.
A previdência privada permite a criação de uma reserva adicional, ajustada às necessidades e objetivos individuais, e oferece benefícios fiscais que podem melhorar a rentabilidade do investimento.
Além disso, ela possibilita uma diversificação dos investimentos, reduzindo os riscos associados à dependência de uma única fonte de renda na aposentadoria.